top of page

CARACTERÍSTICAS

Cada pessoa nasce com características genéticas próprias, que a fazem interagir com o ambiente em que ela vive. Mas, com o tempo, seu comportamento será moldado, mais ou menos, pelas experiências que passar.

 

Aspirações, virtudes e capacitações são dádivas naturais. Mas, em cada cultura, em cada ambiente, e em cada época, podem ser positivas ou negativas. Observe os exemplos:

 

Cantar e dançar já foram práticas condenáveis. Fumar e beber já representaram elegância. Reaproveitar coisas do lixo era reprovável. Caçar era um esporte dignificante. Etc, etc.

 

Submetida ao grupo ou sendo mais independente, a pessoa desenvolve sua personalidade. Comportamentos esperados são normais; os mal vistos ou os inesperados, são anormais.

 

Os anormais, bem administrados são tolerados, os descontroles levam a conflitos e sofrimentos, a pessoa e o grupo detém fronteiras instáveis. Ambos têm prejuízos quando há um desajuste. E, a busca do equilíbrio é um processo normal.

 

Quando as condições, são rigorosas e inviáveis, tanto no anseio anormal quanto nas cobranças, o relacionamento caminha para a doença.

bottom of page